Conclusão do Ano Santo da Misericórdia na Diocese do Porto

17-11-2016 19:26

 

Domingo, dia 20 de Novembro, às 16H00, na Catedral

Estamos a chegar ao termo do Ano Santo da Misericórdia. Como em todos os Jubileus celebrados ao longo da história, as razões que os determinaram, as motivações que lhes deram sentido no coração de cada Papa e a bênção que trouxeram à Igreja devem permanecer e continuar para lá do tempo circunscrito da sua realização.

Um ano depois do seu início, sentimos como foi providencial a iniciativa do Papa Francisco, ao convocar este Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Percebemos bem como a Igreja precisava desta lufada de nova missão que irrompe da misericórdia divina, acolhida e traduzida na vida de todos os dias. E não nos surpreende a alma aberta do mundo que acolheu esta iniciativa do Papa Francisco com alargada aprovação e atento interesse. Todos precisávamos deste Jubileu e de quanto ele nos trouxe de bênção, de compaixão e de apelo a vidas transformadas pela misericórdia de Deus e realizadoras das obras de misericórdia.

Trouxe-nos este Jubileu a valorização de uma urgente cultura do encontro, da proximidade, da compaixão e da misericórdia. Abriu à Igreja caminhos novos de uma pastoral próxima, atenta a todos e capaz de fazer chegar a cada pessoa esta certeza única de que Deus nos ama como Pai, rico de misericórdia. Deu a cada um de nós este gosto e esta coragem de sabermos que a porta da misericórdia está sempre aberta para nos conduzir a Deus na procura de reconciliação, de misericórdia, de perdão e de paz. Este Jubileu incentivou-nos a sairmos ao encontro dos irmãos, renovados nas fontes da alegria. Acordou em todos nós e bem para lá de nós o desejo e o dever de praticar as obras de misericórdia, com alegria. E tanto foi feito, mercê da graça de Deus e do acolhimento de quantos acolheram este Ano Santo da Misericórdia com inesgotável alegria e encanto.

Queremos celebrar a conclusão do Ano Santo de modo digno e em ação de graças, como nos propõe o Papa Francisco. Assim, venho convidar, em comunhão com os Irmãos Bispos que servimos a Igreja do Porto, toda a Diocese para a celebração conclusiva do Ano Santo da Misericórdia, na Sé do Porto, na Eucaristia das 16 horas do próximo dia 20 de novembro, na solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo.

Será para todos nós, amados diocesanos, presbíteros, diáconos, consagrados (as) e leigos(as) uma bênção celebrarmos esta hora na comunhão da mesma fé, na unidade da Igreja que somos e na gratidão pelo bem por todos realizado ao longo do Jubileu da Misericórdia.

Convido as paróquias e as vigararias e apelo igualmente às comunidades religiosas, aos movimentos apostólicos, aos agentes de pastoral e às instituições para que façamos desta hora um momento de ação de graças e de envio em missão, para que possamos irradiar por toda a parte o amor misericordioso de Deus.


Lembro que as Santas Casas da Misericórdia e tantas outras instituições se sentiram particularmente envolvidas e motivadas pelo apelo do Papa Francisco. Que assim continuem com o gesto de presença na Catedral neste dia e com a sua ação diariamente realizada para bem de todos nós.

Celebraremos, também, nesse dia, e a essa hora, na Eucaristia, como já é habitual, a instituição de ministérios de seis Leitores e de seis Acólitos a caminho do presbiterado e de três Acólitos em ordem ao diaconado permanente.

(Bispo do Porto)

Contactos

migraçõesporto 226056031 sec.migracoes@sapo.pt