Mala da Partilha

06-03-2019 17:50

Integrada na campanha internacional "Partilhar a Viagem", promovida pelo Papa Francisco, O Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo recebeu a "Mala da Partilha", que está a percorrer algumas dioceses do nosso País, para recolha de testemunhos de quem aceitar partilhar a sua aventura migratória.
Todo o Migrante tem uma história de vida. O que se pede é que escrevam relatando a sua experiência de imigração/emigração, que irá certamente contribuir para levar à sociedade uma visão mais esclarecedora do fenómeno migratório, com tudo o que ele provoca de positivo e negativo. A partida implica sempre alguma ruptura (cultural, afectiva...) e qualquer ruptura é sempre dolorosa. Há depois dificuldades, maiores ou menores, de adaptação, de aprendizagem da língua, , procura de trabalho, documentação... E há, felizmente muitas vezes, histórias de sucesso.

Depois de ter passado na Diocese de Bragança - Miranda, a Mala da Partilha, foi entregue à Diocese do Porto, onde ficará por duas semanas, à responsabilidade do Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo, que, por sua vez, a passará, depois, à Diocese de Aveiro.

A Mala da Partilha passará pelas dioceses que aderiram e no final do percurso, em Maio, a Caritas Portuguesa entrega todas as cartas à Caritas Internacional, promotora deste evento a nível mundial, e esta por sua vez, as fará chegar ao Vaticano, às mãos do Papa Francisco.

 

Contactos

migraçõesporto 226056031 sec.migracoes@sapo.pt