Papa nomeia bispo de Leiria-Fátima como cardeal

20-05-2018 20:10

O Vaticano anunciou neste domingo a criação de novos 14 cardeais, entre eles D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. O consistório, em que serão formalizados os novos cardeais da Igreja Católica, realiza-se a 29 de Junho, em Roma.

António Marto é o bispo de Leiria-Fátima desde 2006. Nessas funções, recebeu no Santuário de Fátima os dois últimos Papas: Bento XVI, em 2010, e Francisco, no ano passado, por ocasião do centenário das aparições.

Em comunicado, o Santuário de Fátima anuncia a novidade como “um momento de grande importância e jubilo” e vê-a como “uma deferência para com Fátima".

António Marto é também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa desde Abril de 2014. Antes de ser nomeado bispo de Leiria-Fátima, foi bispo auxiliar de Braga, entre 2001 e 2004, e bispo de Viseu, nos dois anos seguintes.

Em declarações à agência Lusa, após ser conhecida a notícia da sua nomeação como bispo, D. António Marto afirmou estar envolvido na reforma da Igreja, considerando que "é necessária" e "para levar para a frente". "Mesmo quando me despedi dele [Papa Francisco] aqui em Fátima [aquando da visita papal do ano passado], disse assim: 'Santo padre, a reforma da igreja é para levar para a frente'. E ele disse-me: 'Sim, é para levar para a frente'", acrescentou o bispo.

Contactos

migraçõesporto 226056031 sec.migracoes@sapo.pt